Como higienizar verduras e frutas corretamente

Higienizar verduras e frutas parece uma tarefa simples e sem segredos. Mas será que você os higieniza corretamente?

Verduras e frutas fazem muito bem a saúde. São fontes de vitaminas, nutrientes, fibras e minerais essenciais para o correto funcionamento do nosso organismo. Só que a superfície desses alimentos está lotada de bactérias, agrotóxicos e até possíveis parasitas intestinais. E por serem ingeridos em sua maioria crus, a chance de contaminação é ainda maior.

A contaminação por bactérias presentes em verduras e frutas pode prejudicar o funcionamento do intestino, causando diarreia, inibindo a absorção de nutrientes, provocando gases e até intoxicação alimentar que em casos mais graves pode levar a morte.

agrotoxico-verduras-frutasAtualmente a maior porcentagem dos vegetais encontrados a venda em feiras e supermercados utilizam agrotóxicos na produção. A ação dos agrotóxicos sobre a saúde humana pode ser imediata ou demorar até anos para se manifestar. Estudos demonstram que os agrotóxicos podem provocar desde de náuseas, tontura, dores de cabeça, alergias até problemas mais sérios como lesões renais, lesões hepáticas, cânceres, alterações genéticas e doença de Parkinson.

Já a contaminação por parasitas intestinais atrapalham a absorção de nutrientes chegando a causar anemia. Também provoca sintomas desagradáveis como cólicas, flatulência (gases), diarreia, enjoo, vômitos, fraqueza. Os parasitas mais encontrados em vegetais frescos são a ameba, giárdia e ovos de ascaris lumbricoides.

 

Como higienizar verduras e frutas corretamente

 

1° passo – Lavar bem em água corrente.

Nessa primeira etapa é importante lavar os vegetais em água corrente um a um, prestando bastante atenção em remover tudo que for visível, como resíduos de terra, insetos ou larvas.

As folhas devem ser lavadas em água corrente esfregando levemente com as mãos para retirar qualquer sujeira.

Para as frutas e legumes, além de lavar em água corrente, você deve esfregar as cascas com uma esponjinha – utilize uma esponja diferente da utilizada para lavar as louças. Para potencializar a limpeza e remoção dos agrotóxicos você pode utilizar uma solução de bicarbonato de sódio, utilize 4 colheres de sopa de bicarbonato para 1 litro de água.

 

2° passo – Deixe de molho em solução de hipoclorito de sódio

Produtos utilizados para higienicar verduras e frutas corretamenteApós lavados, os vegetais devem ser deixados de molho em solução de hipoclorito de sódio (água sanitária) ou hidrosteril por 15 minutos.

O hidrosteril é encontrado facilmente em supermercados, para utiliza-lo siga as recomendações que constam no rótulo.

Se você for utilizar água sanitária é importante verificar se ela contém somente hipoclorito de sódio na concentração de 2% a 2,5% – acima disso faz mal a saúde e a baixo não tem a eficácia almejada. Além disso algumas marcas de água sanitária apresentam no rótulo a informação de que não devem ser utilizadas em alimentos. Utilize 1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água.

 

3° passo – Lavar novamente em água corrente

Lave novamente em água corrente para retirar qualquer resquício de produtos químicos.

 

Conclusão

Seguindo esses passos você poderá consumir os seus vegetais com tranquilidade e aproveitando todos os seus nutrientes sem oferecer perigos a saúde.

Tem alguma informação a acrescentar? Compartilhe nos comentários.

 

 

Posts relacionados

Marianne Assunção

Estudante de biomedicina, adora cozinhar.