runkeeper - aplicativos para controlar a dieta, alimentação e peso

Melhores aplicativos para controlar a dieta, alimentação e peso

Hoje em dia todo mundo vive conectado, usamos o celular para tudo e ele está 24 horas conosco. Existem centenas de aplicativos para controlar a dieta, alimentação e peso. Eu já testei vários e elegi os meus prediletos.  Neste texto vou listar os melhores aplicativos para fazer do celular um aliado para você se manter na dieta, manter uma boa alimentação, controlar o peso e monitorar exercícios físicos.

 

myfitnesspalMyFitnessPal – Contador de Calorias

 

O MyFitnessPal é o mais completo aplicativo para controle do peso que testei.

myfitnesspal-pagina-diário

Considero que a principal função desse aplicativo é o diário. Nele você cadastra as refeições e exercícios diariamente. Para isso o aplicativo disponibiliza um banco de dados com mais de 6 milhões de alimentos cadastrados. Mas se por acaso você não encontrar o alimento cadastrado, pode inclui-lo manualmente ou com o leitor de códigos de barra que funciona com a câmera de seu celular. Além disso você pode cadastrar suas receitas, lançando os ingredientes nas quantidades utilizadas e o aplicativo calculará o número de calorias e a tabela nutricional de cada porção.

Também é possível monitorar os nutrientes consumidos, verificando a escassez ou excesso de algum nutriente e dessa forma buscar alterar a alimentação com opções mais balanceadas.

myfitnesspal-diario-completo

Ao completar os lançamentos do diário, o aplicativo fornece previsões de qual será seu peso em 5 semanas ou faz alertas de que a sua alimentação não está correta, com breves dicas de como melhorá-la.

Para monitorar as atividades físicas você pode utilizar o banco de dados do aplicativo, com mais de 350 diferentes exercícios ou sincronizá-lo com outros aplicativos específicos para esse fim, como por exemplo o Runkeeper, Runtastic, MapMyRun entre outros.

Você também pode estipular metas de perda ou ganho de peso, metas de calorias e nutrientes a serem consumidas diariamente, monitorar pesos, medidas, ver gráficos de progresso e se conectar com amigos que também possuem o aplicativo, para acompanhar o progresso deles.

Eu considero o MyFitnessPal o melhor aplicativo desse gênero por vários motivos – é um aplicativo rápido, fácil de usar, bem intuitivo e como eu disse muito completo – mesmo na versão gratuita. Você consegue fazer os lançamentos rapidamente, acho que gasto menos de 10 minutos por dia. O cadastro no aplicativo é rápido e pode ser feito através de sua conta do Facebook ou Google. O único defeito na minha opinião é não existir uma opção de apagar todos os registros e começar os lançamentos do zero.

O aplicativo está disponível gratuitamente na Apple Store e Play Store.

 

runkeeperRunkeeper – GPS, Correr, Caminhar

 

Para quem gosta de fazer atividades físicas ao ar livre o Runkeeper é a melhor escolha. Com ele você monitora sua corrida, caminhada, passeio de bicicleta, trilhas, entre outras atividades.

runkeeperO Runkeeper funciona com o GPS do seu celular, mapeando o trajeto percorrido por você enquanto pratica suas atividades. Através do trajeto e tempo o aplicativo calcula a quantidade de calorias gastas. Você pode configurar o aplicativo para fornecer detalhes do seu progresso durante a atividade, dessa forma você recebe mensagens de áudio que informam a duração e ritmo da atividade, por exemplo.

O aplicativo também fornece um histórico de estatísticas sobre o ritmo, distancia, tempo e calorias queimadas, permitindo comparações entre todas as atividades já realizadas.

Você pode estipular metas específicas, como perder peso ou adquirir condicionamento físico e o aplicativo te fornecerá planos de treino detalhados para alcançar esse objetivo. Há também a opção de controle de peso, onde você registra o seu peso e no seu perfil é exibido um gráfico com a sua evolução – você pode optar por deixar o peso visível ou não para os seu amigos.

Também é possível se conectar a aparelhos e outros aplicativos, dessa forma você pode por exemplo monitorar o seus batimentos cardíacos durante o treino e obter resultados ainda melhores.

Se você gosta de fazer suas atividades físicas escutando música, pode conectar o Runkeeper a um aplicativo de música, como o Spotify.

Eu gosto do Runkeeper por ser simples e fácil de usar. Minha mãe, que é de outra geração, adora o aplicativo. Ela monitora e compartilha com os amigos todas as atividades que ela faz.

Monitorar a sua atividade te da uma perspectiva real de como você está fisicamente e isso te faz querer chegar mais longe. Vale a pena instalar.

O aplicativo está disponível gratuitamente na Apple Store e Play Store.

 

aktiBMIAktiBMI – IMC e diário de peso

 

Se o que você quer é apenas um aplicativo para controlar o peso o AktiBMI é o que você precisa.

aktiBMIEsse aplicativo funciona como um diário de peso e uma calculadora de IMC. É muito simples de usar, você preenche seus dados, como idade, sexo, altura e o peso que deseja alcançar. A partir dai é só lançar o seu peso – eu lanço diariamente – e o aplicativo vai te fornecer um gráfico com a sua evolução, o IMC, quantos quilos você perdeu ou ganhou e quanto falta para atingir a sua meta.

O aplicativo está disponível gratuitamente na Apple Store e Play Store.

 

Você usa ou já usou algum desses aplicativos? Utiliza outros aplicativos para controlar a dieta, peso ou alimentação? Conte para a gente nos comentários.

 

 

Posts relacionados

Marianne Assunção

Estudante de biomedicina, adora cozinhar.